terça-feira, 4 de novembro de 2014

Trabalho Escrito




Integrantes do Grupo Internet 2014


Da esquerda para a direita: Sandra, Felipe, João Marcos, Lucas e Iago.



1. INTRODUÇÃO

Do mundo atual e globalizado que existe hoje vem, dentre outros casos, o uso da internet como ferramenta essencial da convivência humana.
A internet, inicialmente criada para guardar informações no período da Guerra Fria e para fins acadêmicos, cresceu, e hoje estabelece um incrível meio de integração mundial.
É fato que uma enorme parte da população mundial tem acesso à internet e não consegue se ver sem ela. A partir dessa rede mundial, uma pessoa qualquer pode entrar em contato com um mundo social e com um grande campo de informações.
Por isso, é chegada a conclusão de que o mundo atual é de forte dependência da internet, capaz de unir um mundo inteiro de forma a facilitar a vida de cada um, seja através de uso empresarial, de pesquisas, de divulgação e obtenção de informações, de lazer ou de integração social.


2. JUSTIFICATIVA

A internet é de extrema importância para se integrar no mundo atual e, por isso, é necessário tomar conhecimento de como ela é utilizada pelas diversas pessoas que a usam.
Muitos passam grande parte de seu tempo, para fins diversos, neste espaço e dessa maneira se conclui que ela faz parte do cotidiano da maioria que a conhece.
É clara a proposta de utilizar, como tema do Trabalho Anual, a internet. Ela é de extrema importância para integrar o mundo, muito utilizada, oferece vários recursos e está inclusa na maneira como se vive atualmente. Em suma, este tema oferece conhecer mais sobre como as pessoas utilizam essa rede, um dos mais importantes e revolucionários desenvolvimentos da humanidade.


3. OBJETIVOS

Busca-se por meio deste Trabalho Anual, do Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Roldán", 2014, cujo tema se refere ao uso da internet:
    Tomar conhecimento do meio atual mais popular para acessar a internet.
    Determinar qual o fim utilizado pela pessoa para a internet.
    Estabelecer a dependência dos usuários em relação à internet.
    Determinar o valor dado à internet pelo entrevistado.
    Conhecer as redes sociais e site populares mais acessados.
    Saber quanto tempo uma pessoa, em média, se mantêm conectada à internet.



4. POPULAÇÃO E AMOSTRA

A população utilizada para obter os dados da pesquisa são referentes a 362.062 habitantes da cidade de Bauru, 70.331 habitantes da cidade de Lençóis Paulista e 41.497 habitantes da cidade de Pederneiras.
Por parte da amostra, foram coletados os dados referentes a 220 formulários respondidos por meio digital através da rede social Facebook, abrangendo, por sua vez, moradores de Bauru, Lençóis Paulista e Pederneiras.













5. QUESTIONÁRIO



        Legendas das Tabelas:    
        fi → Frequência Absoluta;
        fri% → Frequência Relativa Percentual;
        FAC → Frequência Acumulada;
        FAC% → Frequência Acumulada Percentual.
        Obs.: Todas as tabelas apresentadas seguem esta mesma legenda.


6. IDADE DOS ENTREVISTADOS






A maioria dos entrevistados se referem à jovens, principalmente por causa da circulação do questionário no Facebook. Assim, vemos como a maioria dos que utilizam a internet pertencem à classe jovem.

Os entrevistados com idades entre 61 a 74 anos não apresentaram dados significativos para as porcentagens no histograma apresentado.



7. IDADE QUE COMEÇOU A UTILIZAR A INTERNET










Com o mundo globalizado, percebemos que a internet está sendo usada precocemente. Com isso, os que começam a utilizar primeiro são os jovens, pois são apresentados e inseridos nesse mundo cada vez mais cedo.

Os dados do grupo entre 51 a 63 anos não são significativos.



8. QUANTIDADE DE HORAS QUE PASSA NA INTERNET POR DIA









Mais da metade dos entrevistados costumam ficar de 0 a 5 horas na internet, enquanto de 5 a 10 horas não chegam a 30%.
15% dos entrevistados afirmaram passar mais de 10 horas na internet.
Passar tanto tempo assim na internet pode acarretar sérias consequências, como problemas mentais e lesões ocasionadas por uma má postura enquanto utiliza o computador, por exemplo.



9. FREQUÊNCIA DE ACESSO À INTERNET




A maioria dos entrevistados (91%) acessa a internet todos os dias, o que mostra sua forte influência na sociedade.
Todos queremos estar integrados com o mundo a nossa volta o mais rápido possível, e, para isso, acessamos a internet todos os dias.


10. EMPRESA FORNECEDORA DE INTERNET






A maioria dos entrevistados se dividiu entre a empresa Net e Vivo, que saiu na frente com 41%. A GVT e a Claro somam, juntas, 15% dos entrevistados.
As pessoas buscam empresas conhecidas e que possibilitam o fornecimento de uma internet rápida e sem problemas de conexão.


11. VELOCIDADE DA INTERNET






Cerca de metade dos entrevistados possuem uma velocidade de internet que varia entre 4 a 15 Mega. Acima dessa velocidade correspondem apenas 12% dos entrevistados.
Dessa maneira, constatamos a pesquisa feita pela Akamai (Anexo – Texto 4) que afirma que a internet brasileira é mais lenta do que a do Cazaquistão e do Iraque.


12. NÚMEROS DE DISPOSITIVOS QUE ACESSAM A INTERNET



Perguntamos quantos dispositivos (computadores, notebooks, celulares, tablets, entre outros) que acessam a internet o entrevistado possuía. Vimos que a maioria (65%) possui mais de 4 dispositivos.
Dessa forma, vemos como as pessoas buscam cada vez mais formas de se manterem conectadas a qualquer momento.


13. DISPOSITIVO USADO PARA ACESSAR A INTERNET




Após constatarmos a grande quantidade de dispositivos que uma pessoa tinha, perguntamos qual o de sua preferência para acessar a internet.
O notebook (42%) e o Celular (28%) ficaram à frente do Computador de Mesa (27%), já que são portáteis e hoje, buscamos formas cada vez mais rápidas e práticas de adentrarmos na internet.
O Tablet correspondeu a 3% das respostas. Ninguém respondeu “Outros”.


14. NAVEGADOR UTILIZADO



As pessoas sempre buscam rapidez em sua internet e, por isso, o navegador influencia muito.
A partir do gráfico, notamos como o navegador do Google, uma das empresas mais influentes da internet, é altamente utilizado pela maioria dos entrevistados (83%), enquanto os outros navegadores somam 17% juntos.


15. FINALIDADE DADA À INTERNET





Dentre os muitos usos oferecidos pela internet, em nossa pesquisa, destacam-se as Redes Sociais (25%), Entretenimento (23%) e Estudos (23%). Somados com 28% aparecem Trabalho e Jogos.
Podemos ver que muitos utilizam a internet para fins diversos, pois a mesma é capaz de oferecer um campo de usos imenso, para todas as necessidades.
Era possível escolher mais de uma resposta nesta pergunta.


16. REDES SOCIAIS PREFERIDAS
 

  
Dentre as muitas redes sociais existentes, que fazem o papel de integrar praticamente o mundo todo, temos, em maior popularidade, o Facebook (49%), seguido da maior rede de vídeos do mundo, o Youtube (15%), Twitter (11%) e Instagram (10%), as demais somam 15% juntas.


17. CONTEÚDO MAIS VISTO NA INTERNET




Os conteúdos mais vistos pelos entrevistados são Vídeos, Música, Filmes e Séries, encontrados com vastidão em diversos sites, totalizando 61%. As notícias seguem com 15%, vistas em muitos sites como G1, Yahoo, R7, entre outros.
Imagens e outros tipos de conteúdos totalizam um quarto das respostas.
Era possível escolher mais de uma resposta nesta pergunta.


18. REALIZAÇÃO DE COMPRAS ON-LINE




78% dos entrevistados realizam compras pela internet, sendo 24% constantemente. Mesmo assim, 23% afirmam não comprar on-line, possivelmente por não se sentirem seguras ou simplesmente preferirem comprar em uma loja física.
Mesmo assim, comprar pela internet, de acordo com a loja, oferece tanta segurança quanto uma loja física, além de ser mais rápido e prático.


19. A INTERNET INFLUENCIA SUA VIDA?




A maioria dos entrevistados afirma que a internet influencia na vida deles, sendo 50% em grande quantidade e 41% um pouco. Apenas 5% disseram que a internet não faz diferença em suas vidas e 4% não souberam responder.
Notamos como a internet age sobre a sociedade nos dias atuais, em que a maioria das pessoas necessitam dela para se manterem informadas e integradas socialmente.


20. CONSEGUIRIA VIVER SEM INTERNET?


Empatados com 22% cada, as pessoas afirmam que conseguiriam ou não viver sem a internet. A maioria, com 44%, afirmou que talvez conseguiria ser independente da internet. 11% não souberam responder.
Este gráfico mostra que as pessoas, mesmo utilizando a internet com alta frequência, pensam ser capazes de viver em um mundo sem ela.


21. A INTERNET PREJUDICA/PREJUDICOU VOCÊ SOCIALMENTE?




Embora a Internet tenha forte influência e esteja na vida das pessoas por muito tempo, vemos que a maioria (53%) afirma nunca ter sido prejudicado por ela, enquanto 29% foram prejudicados apenas algumas vezes.
Apenas 6% foram prejudicados com alta frequência e 12% não souberam responder.
Mesmo que a internet seja um mecanismo de alta utilidade, devemos saber usá-la de modo que não atrapalhe nossa vida.


22.1. CONSIDERAÇÕES GERAIS

Com a realização deste projeto, adquirimos um conhecimento extra, como a principal forma de acesso à internet, os fins para que a mesma é utilizada, o quão influente é a web, entre outros.

Pesquisando, percebemos que os entrevistados permanecem em média cinco horas diárias conectados. Desse tempo de acesso, a principal finalidade é a integração coletiva, através das redes sociais. Tal integração proporciona um contato maior entre a população, entretanto, diminui a interação física.

As pessoas buscam cada vez mais velocidade na Internet para poder acessar as informações cada vez mais rápido. Também nesse fato, estão o aumento da utilização de dispositivos portáteis, para que se possa levar todo conteúdo oferecido pela internet para todo lugar.

A Internet é utilizada para várias finalidade, e nenhuma destacou-se sobre a outra. Por isso é possível concluir que as pessoas aproveitam ao máximo todos os conteúdos que a Internet oferece. Mesmo assim, as pessoas se dizem livre de qualquer dependência dela que prejudique a vida social.

Está claro que por passar um grande tempo acessando a internet, visualizando os mais diversos conteúdos, a ferramenta torna-se um dos principais meios de obtenção de informação, e por este motivo acaba influenciando o usuário, tanto de modo positivo quanto de modo negativo, como estabelecemos abaixo através de uma pequena relação entre os prós e contras da internet.


22.2. AS VANTAGENS DA INTERNET

    1 – Grande quantidade de informações.

    Com a grande quantidade de sites e formas de pesquisas, somos submetidos a um campo de informações enorme. Essas informações se encontram organizadas de modo que se possa procurá-las facilmente e estão dispostas de forma compacta, para que haja uma leitura rápida de modo a absorver uma grande quantidade de informações variadas em pouco tempo.

    2 – Rapidez no acesso das informações.
  
    Os mecanismos de buscas, por exemplo, são ferramentas em que podemos digitar sobre o assunto que queremos ver e, a partir disso, somos expostos a uma grande variedade de páginas que abordam o tema escolhido por nós.

    3 – Facilidade de pesquisa.

    Ainda relacionado às informações, vemos apenas aquelas que desejamos e no momento em que quisermos. Por exemplo, um site de notícias on-line oferece várias categorias de temas e notícias atualizadas a todo o momento.

    4 – Acesso a serviços.

    Com a internet, podemos realizar diversos serviços sem sair de casa, como é o caso dos bancos on-line em que podemos consultar nosso saldo sem ir a uma agência física. Além disso, temos os serviços de compras digitais, muito mais rápidas e simples.

    5 – Partilhar informações.

    Através de blogs, chats, redes sociais e fóruns, podemos partilhar e receber informações de todos os locais. Um exemplo positivo disso são as pessoas desaparecidas, que uma vez divulgadas na rede, podem receber auxílio de muitas pessoas em sua busca.

    6 – Colaboração em projetos.

    Exemplos são o sistema operacional Linux, que é um código aberto que pode ser modificado a fim de gerar atualizações cada vez melhores, e a Wikipédia, uma das mais famosas enciclopédias virtuais do mundo, que pode contar com a colaboração de qualquer um que queira editá-la e expandi-la.

    7 – Surgimento de novas profissões.

    Com a internet, novas profissões foram se expandindo, como é o caso de web designers e programadores, que hoje ocupam o cargo de profissões que pessoas buscam para suas vidas, pois veem a internet como um ótimo ramo para investir suas vidas profissionais.

22.3. AS DESVANTAGENS DA INTERNET

     1 – Problemas de segurança.

    Com as redes sociais, por exemplo, ficamos cada vez mais expostos e qualquer pessoa pode visualizar nossos perfis. Além disso, há o caso de sites de compras não confiáveis, que podem enganar os usuários e gerar várias reclamações.

    2 – Crimes eletrônicos.
  
    Difamação, ameaças on-line, cyberbulling, invasões de e-mail, pedofilia, assédio, pirataria são apenas alguns exemplos que estamos submetidos no mundo virtual. Por isso, é necessário grande atenção com o uso correto da internet.

    3 – Informações dispersas.

    Muitas vezes, o grande
 campo de informações que procuramos pode não ser confiável e, por isso, temos que ter cuidado ao averiguar as fontes das informações que estamos recebendo.

    4 – Rápida adaptação.

    A internet cria um mundo de constantes modificações, devemos estar sempre adaptados e atualizados a esse mundo que ela cria. Muitas pessoas têm dificuldade de se adaptar às novas tecnologias e podem ser passadas para trás no mercado de trabalho, por exemplo.

    5 – Limitação da interação social.

    Um dos assuntos mais comentados sobre a parte prejudicial da internet se refere a ela limitar a interação social. Em diversos lugares podemos ver pessoas que passam mais tempos conectadas à internet do que se relacionando com a sociedade.

22.4. CONCLUSÃO ENTRE PRÓS E CONTRAS

    Embora a internet apresente campos positivos e negativos, vemos que os aspectos positivos se sobrepõe aos negativos. Assim, a internet, desde seu surgimento, proporcionou muito mais qualidades à vida das pessoas do que prejuízos.
    Em relação aos contras, basta termos cuidados para que nossas informações sejam menos expostas, averiguar as fontes de informações e sites, e tomar cuidado para que a internet não prejudique a vida social.


23. DIFICULDADES E SUGESTÕES

No início, a formação dos grupos foi difícil, pois não nos conhecíamos bem e fomos surpreendidos pela proposta de um trabalho dessa proporção. Porém, com o desenvolvimento do projeto, pudemos nos adaptar melhor uns aos outros, e temos certeza que a grande maioria dos grupos passou por isso.

Assim como a dificuldade a cima, a decisão do tema foi complicada para muitos grupos, inclusive o nosso, pois os integrantes tinham gostos diferentes. Entretanto, encontramos um tema de uso comum a todos que pudemos desenvolver sem problemas.

A adequação aos padrões estabelecidos no LibreOffice e Linux foi também de alguma certa dificuldade inicial, mas facilmente superada com o passar das aulas e a adaptação à formatação necessária.

Ao longo dos próximos trabalhos das outras turmas que entrarão ano que vem, poderia ser adotada a realização de mais de uma prévia, em proporções menores, com as duas turmas, para ter a oportunidade de treinar a apresentação e controlar o nervosismo.

Seria interessante ter mais tempo disponível para a elaboração do Trabalho durante as aulas de L.I.A. pois muitos grupos podem ter a dificuldade de se reunir com frequência. Como aconteceu em nosso trabalho, onde nosso grupo apresenta a maioria de cidades distintas, dificultando um encontro para ensaiar, por exemplo.

Abordamos alguns aspectos da Internet de modo superficial, por causa da abrangência que o tema escolhido oferece.
Por isso, é interessante que os próximos grupos que escolham temas relacionados à Internet e Tecnologia possam se aprofundar em alguma área, como as influências da internet, alguma rede social, site ou dispositivo específico, para termos cada vez mais compreensão de quão grande é a internet e o quanto ela pode ser explorada de modo a conhecermos cada vez mais sobre esse grande desenvolvimento humano.

  


24. AGRADECIMENTOS

 Agradecemos:
 

A todas as pessoas que responderam o nosso formulário, nos fornecendo as respostas necessárias para atingirmos os objetivos estipulados no início do trabalho.

Ao professor Rodrigo da disciplina de Laboratório de Informática Aplicado pelo auxílio na preparação do material digital e análise do mesmo, com total organização.

À professora Silmara da disciplina de Estatística pelo auxílio no cálculo de todos os dados e organização dos gráficos.

A todos os nossos colegas de turma, que como um todo, nos empenhamos a cada momento para a realização dos melhores trabalhos possíveis.

Ao Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Roldán" Bauru/Unesp, que nos proporcionou a oportunidade de realizar este projeto durante todo o ano para ampliar nossos conhecimentos das matérias envolvidas no mesmo.

E aos demais que ajudaram e apoiaram, diretamente ou indiretamente, na conclusão deste trabalho anual.


                                                                                                  A todos, o nosso muito obrigado!

25. REFERÊNCIAS



 26. ANEXOS

26.1. TEXTO 1

O acesso à internet cresceu 143,8% entre a população com 10 anos ou mais de 2005 para 2011, enquanto o crescimento populacional foi de 9,7%. Apesar da disparada, 53,5% dos brasileiros dessa faixa etária ainda não utilizam a rede.
O estudo, feito com dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), foi divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
"Houve um avanço significativo, mas ainda há uma parcela considerável da população que não acessa a internet. Esse problema será resolvido conforme se reduzir a desigualdade", afirma Cimar Azeredo, coordenador da pesquisa do IBGE.
Os entrevistados foram questionados se tinham acessado a internet nos três meses que antecederam o levantamento.
Em 2011, a menor parcela de brasileiros que usaram a rede (21,4%) está entre aqueles que não têm rendimentos ou recebem o equivalente a um quarto do salário mínimo (R$ 169,50). Já a maior (76,1%) é de quem tem renda entre três e cinco pisos salariais (R$ 2.034 a R$ 3.390). Foi considerado o rendimento mensal per capita.
Já os que têm ganhos maiores do que cinco mínimos tiveram um percentual menor do que aqueles com a renda imediatamente inferior, de 67,9%. A explicação está no fenômeno chamado “efeito geração”.
“Entre os que têm renda mais alta há uma presença muito forte de pessoas com 50 anos ou mais, que em muitos casos não tiveram essa inclusão durante o período escolar”, diz Azeredo.
A pesquisa também mostrou que os jovens são os que mais acessam a internet. Os maiores percentuais foram dos grupos com idade de 15 a 17 anos (74,1%) e de 18 ou 19 anos (71,8%).
O levantamento aponta ainda que quanto maior o número de anos de estudo, a inserção digital também é mais elevada. “A escolaridade é fundamental para a inclusão digital”, diz o especialista do IBGE.
Por região, o Sudeste tinha em 2011 o maior percentual de internautas entre as pessoas de 10 anos ou mais de idade, de 54,2%. Apenas as regiões Norte e Nordeste tinham percentuais de internautas menores que 50% (35,4% e 34,0%, respectivamente).
Na análise por sexo, o percentual de acesso à internet era maior para as mulheres, nos grupos etários até os 39 anos. Dos 40 aos 49 anos de idade, o percentual de internautas era igual para ambos os sexos e, a partir dos 50 anos, era maior para os homens.
Para Azeredo, os dados refletem um atraso na inserção das mulheres mais velhas no mercado de trabalho. “Muitas dessas mulheres mais velhas são donas de casa, mas a situação vem se transformando e a tendência é que as mulheres ultrapassem os homens porque têm mais escolaridade e estão cada vez mais ativas no mercado de trabalho”. 


COMENTÁRIO (TEXTO 1)

O acesso à internet cresceu nos últimos tempos, muito além do que a população aumentou, mas, mesmo assim, mais da metade dos brasileiros ainda não utilizam essa rede. Um das principais causas para esse fator é a desigualdade social em nosso país, que impede o acesso constante à internet. Os jovens costumam ter maior inserção na internet, principalmente pela escola, que busca hoje em dia apresentar ao aluno esse meio.


26.2. TEXTO 2

Apesar de ser acessada costumeiramente por menos de metade da população, a internet é o meio de comunicação que mais toma tempo dos brasileiros. De acordo com pesquisa divulgada hoje (7) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), o brasileiro gasta em média 3h41 do seu dia navegando na internet.
Os entrevistados da pesquisa disseram ficar, de segunda a sexta-feira, três horas e 39 minutos por dia na rede mundial de computadores. Aos sábados e domingos, a permanência do usuário na internet aumenta quatro minutos por dia. Essa duração é dez minutos maior do que o tempo gasto pelos brasileiros em frente à TV, cuja audiência atinge 97% da amostragem, sendo a maioria (65%) diariamente.
Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia 2014 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira, 26% das pessoas acessam a internet todos os dias. Percentual que se reduz à medida que diminuem os dias de acesso na semana, até atingir o mínimo de 4% de brasileiros que dizem entrar na internet pelo menos uma vez na semana.
Os jovens são a maioria das pessoas conectadas. Os dados indicam que 78% dos que têm entre 16 e 25 anos acessam a internet pelo menos uma vez por semana. Entre os idosos, com mais de 65 anos, o número cai consideravelmente, para 5%. A diferença também está na renda familiar, já que 78% das pessoas que possuem renda até um salário mínimo disseram nunca usar a internet, enquanto a percentagem cai para 25% entre as famílias que recebem cinco salários ou mais.
Curiosamente, no entanto, as informações buscadas pelos internautas não são as mais confiadas por eles, já que 53% afirmaram confiar poucas vezes em notícias de sites, redes sociais e blogs. Os dois últimos nunca são confiáveis para 20% dos entrevistados, e os sites não são críveis para 16% das pessoas.
Já quando a pergunta é sobre os endereços eletrônicos mais acessados, o Facebook lidera com 63,6% de segunda a sexta-feira e 67,1% nos fins de semana.


O ranking dos cinco mais acessados é completado pelos sites Globo.com (7%), G1 (5,6%), Yahoo (5%) e Youtube (4,9%). Quando o questionário se refere aos sábados e domingos, a ordem se altera, mas os percentuais permanecem semelhantes.
O documento também revelou que os meios de comunicação públicos ainda não são lembrados espontaneamente pelos brasileiros. Para a pesquisa, foram entrevistadas 18.312 pessoas de todos os estados brasileiros, em 848 cidades. A publicação tem margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

COMENTÁRIO (TEXTO 2)

A internet é um meio de comunicação muito popular nos dias de hoje. Tão popular, que os brasileiros costumam passar quase 4 horas conectados diariamente, chegando a ultrapassar a TV. Muitos acessam a internet praticamente todos os dias, principalmente a classe dos jovens, que está mais conectada. A renda familiar também influencia nesse acesso, mais restrito para as classes mais baixas.
Também é possível acrescentar que os internautas não costumam confiar em todas as fontes que veem e que as redes sociais são as que lideram o acesso durante toda a semana.


26.3. TEXTO 3

Com intuito de mapear como as crianças e adolescentes estão utilizando a internet no Brasil, o CGI (Comitê Gestor da Internet no Brasil) realizou uma pesquisa com jovens e pais de todas as regiões do Brasil. Os resultados da pesquisa TIC Kids Online Brasil foram divulgados na manhã desta terça-feira (2) pelo órgão.
A pesquisa mostrou que 70% dos jovens entre 9 e 16 anos têm perfis em redes sociais e 68% usam a internet para navegar em redes sociais. Entre as crianças de 9 a 10 anos, este valor abrange 44% do total. Já entre pré-adolescentes de 11 e 12 anos, o percentual de usuários de redes sociais chega a 71%.
De acordo com o levantamento, a maioria das crianças também afirma mentir a idade nas redes sociais. Um dos motivos para isso pode ser a proibição do Facebook (rede social mais popular do Brasil) para menores de 13 anos.
A pesquisa mostra que os jovens estão se conectando cada vez mais cedo. Um terço dos entrevistados afirmam ter tido o primeiro contato com a internet aos 9 ou 10 anos. A maioria (36%) acessa a internet por meio de computadores, mas o número de crianças que acessa internet via celular chega aos 21%.
Em relação à frequência de acesso, 85% afirmam entrar na web pelo menos uma vez por semana. Já 47% das crianças acessam a internet todos os dias. Entre os pais, o índice de acesso cai. Cerca de 53% dos responsáveis entrevistados afirmam não usar internet.
Tanto contato com o mundo digital faz 75% das crianças entrevistadas acreditarem que sabem mais de internet do que os pais. Esse dado mostra que os adolescentes estão muito mais conectados que os adultos, mas também pode apontar alguns perigos no uso da internet
O TIC Kids Online Brasil também apontou que o uso da internet por jovens deixa os responsáveis preocupados. Do total de pesquisados, 10% afirma que não têm controle algum do que os filhos fazem online. Apenas 38% dos entrevistados afirmaram ter noção de todas as ações que os filhos realizam na web.

A maior preocupação dos pais em relação ao uso aos filhos na internet é que eles sejam vítimas de um crime. Mais de 50% dos entrevistados ainda têm preocupação com o uso de drogas, contato com desconhecidos e que o desempenho na escola seja prejudicado pela exposição na internet.
Como principal medida de segurança, os pais afirmam olhar o histórico da internet dos filhos. Detalhe: 50% dos usuários de 9 a 16 anos afirmam saber apagar os sites visitados. O relatório completo da pesquisa pode ser acessado no site oficial da pesquisa.


COMENTÁRIO (TEXTO 3)

Os jovens utilizam muito a internet, principalmente para o uso das redes sociais, conforme pesquisas realizadas. Esses jovens, em grande parte, costumam negar a sua verdadeira idade quando usam a internet e possuem contato com ela cada vez mais cedo.
Muitos desses jovens acessam a internet todos os dias, enquanto os responsáveis por eles não, o que impede que os pais saibam das atividades dos filhos e filhas neste ambiente. Os pais se preocupam de seus filhos serem vítimas de algum crime digital ou que os mesmos percam rendimento escolar.

26.4. TEXTO 4

O Brasil caiu, pela terceira vez consecutiva, no ranking de velocidade média de conexões de internet divulgado pela empresa de internet americana Akamai. Segundo o estudo publicado nesta terça-feira, os brasileiros acessaram a internet com uma velocidade de 2,7 megabits por segundo (Mbps) no 3º trimestre de 2013. O resultado coloca o país na 84ª posição do ranking, que considerou 140 países. No 1º trimestre do ano passado, o Brasil estava no 73º lugar.
Com esta velocidade média, o Brasil fica atrás de países como a Turquia (4 Mbps), Cazaquistão (3,5 Mbps) e Iraque (3,1 Mbps). A posição do Brasil também é pior que a da maioria dos vizinhos da América do Sul analisados no estudo. O Equador, país latino-americano com melhor posição no ranking global, registrou velocidade média de 3,6 Mbps no período. Chile, Colômbia e Argentina também têm conexões de internet mais velozes que o Brasil.
O Brasil ainda está na fase de inclusão digital, com o número de conexões aumentando a cada trimestre. A maioria delas tem velocidade baixa, o que faz o país cair no ranking global”, explica Jonas Silva, diretor de canais e programas para América Latina da Akamai. A empresa analisou as conexões de 34,2 milhões de endereços IP únicos usados para acessar a internet no Brasil no 3º trimestre de 2013 – 30% a mais que no 1º trimestre do ano passado.
Outros países emergentes também enfrentam fenômeno semelhante, já que o número de conexões nesses países cresce continuamente, mas a velocidade é, em geral, baixa. No estudo da Akamai, a China ficou em 75º lugar, com velocidade média de 2,9 Mbps no terceiro trimestre. A Índia ficou bem atrás do Brasil, no 123º lugar, com conexão de internet de apenas 1,1 Mbps.
Para elaborar o estudo, a equipe da Akamai analisa os acessos à sua plataforma de entrega de conteúdo, que a empresa afirma representar entre 20% e 30% do tráfego de internet global. Para o ranking de 2013, a empresa considerou 140 dos 239 países onde atua. Somente os países que possuem mais de 25.000 endereços IP únicos acessando a internet por meio da plataforma da Akamai são considerados pelo estudo.
Internet mais veloz cresce – De acordo com o estudo da Akamai, apenas 20% das conexões de internet no Brasil possuem velocidade entre 4 Mbps e 10 Mbps. Quando se trata das conexões mais rápidas, com velocidade acima de 10 Mbps, a fatia é ainda menor: apenas 0,9% da amostra considerada pela empresa. Os outros 79% da amostra são formados por conexões de baixa velocidade, abaixo de 4 Mbps.
O número de conexões de internet mais velozes têm aumentado rapidamente no país, o que pode contribuir para melhorar a posição do Brasil nos próximos anos. Segundo a Akamai, a quantidade de conexões de internet acima de 10 Mbps cresceu 61% e as conexões com velocidade entre 4 Mbps e 10 Mbps aumentaram 65%, no período de um ano.
As operadoras querem que os usuários contratem conexões mais rápidas para que elas possam oferecer outros serviços, como pacotes de TV pela internet. Os preços estão caindo e a tendência é que, no futuro, mais pessoas utilizem conexões de internet mais rápidas”, diz Silva, da Akamai. “O Brasil vai parar de cair no ranking em algum momento no futuro.”
Internet no celular – Além das conexões de banda larga fixa, a Akamai também estuda a velocidade da internet móvel no Brasil. Segundo o relatório, que considera os acessos por meio de redes 3G e 4G, os brasileiros acessaram a web no celular com velocidade média de apenas 1,7 Mbps no terceiro trimestre de 2013. Embora seja baixa, a velocidade média coloca o Brasil na liderança entre os países da América Latina, junto com Chile e Uruguai.

De acordo com a empresa, a baixa velocidade da banda larga móvel faz o brasileiro esperar em média 12 segundos para que uma página de web seja carregada por completo no celular. No caso do computador, o brasileiro precisa esperar, em média, seis segundos para ver uma página de web.



COMENTÁRIO (TEXTO 4)

Na pesquisa feita pela Akamai, uma empresa de internet americana, foi constatado que a internet brasileira é a mais lenta do que a de muitos países, como o Cazaquistão e o Iraque.
Dentre os fatores que contribuem para tal posição, está a baixa renda da população brasileira e os altos preços dos planos de internet.

26.5. TEXTO 5


COMENTÁRIO (TEXTO 5)

Neste levantamento de dados feito pelo Tecmundo, um dos sites de tecnologia mais influentes do Brasil, notamos a grandeza dos números da internet. Dessa forma é possível notar que milhões de informações são enviadas a todo momento por todo o mundo.

26.6. FÓRMULAS







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